quinta-feira, 1 de maio de 2014

Bibliotecas escolares

Não pretendo fazer aqui uma redação sobre a importância das bibliotecas públicas estaduais e municipais. Todos sabem que são fontes de conhecimento e precisam ser visitadas e defendidas.
Quero falar da importância de uma biblioteca menor, as que ficam dentro das escolas. Essas devem ser defendidas sempre e melhoradas. Não só isso, ela não é de enfeite ou objeto de ostentação para ficar guardada ou trancada. Os professores tem a obrigação de promover visitas frequentes com os seus alunos para promover a intimidade destes com os livros.
Conheço pessoas que foram despertadas não só para a leitura, mas para um mundo mais crítico e devem isso a biblioteca escolar.  Uma delas até com pais "analfabetos" que jamais a incentivaria a ler livros, passou a ter hábito de leitura por iniciativa da professora que fazia a turma ler um livro por semana. Isso mudou a vida dela pois nem dinheiro ela teria para comprar livros. Não estou falando de coisas mesquinhas como ter ficado rica, mas também há essa possibilidade pois os caminhos ficam abertos.
Outros despertaram para a leitura sozinhos, o que não é a regra por isso a importância do incentivo.
Ao trabalhar em uma escola municipal percebi que o governo federal de 2010 Até agora(2014), vem incentivando e investindo na criação e ampliação de bibliotecas escolares enviando regularmente livros da literatura infantojuvenil à adulta e até mesmo técnicos e universitários.  Livros bons e novos. Pretendo comentar sobre eles futuramente.

Uncharted: Drake's Fortune

Jogo de ação-aventura desenvolvido pela Naughty Dog, a mesma do Crash Bandicoot do ps1.
É um jogo muito bonito. Uma aventura estilo "Indiana Jones", e não para por aí, durante o jogo inteiro se tem a impressão de estar dentro ou assistindo a um filme.
O jogo tem história bem linear, não acho ruim se isso for divertido, o que muita gente crítica hoje em dia que a moda são os jogos abertos e sem "conduções".
Minha impressão foi de um jogo divertido para jogar apreciando mais os gráficos e a história. Algumas partes no meio do jogo um pouco "trabalhosas" contrastaram do final pouco desafiador. Quando me dei por mim ja havia zerado o jogo, isso não quer dizer que foi menos divertido, mas realmente estou acostumado a ver um ápice de dificuldade no final do jogo.
Percebemos que essa foi a proposta. Divertimento não só para jogadores experientes, mas também para crianças e adultos que não tem o costume de jogar. Vou partir logo para o Uncharted 2.