quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Organizador de biblioteca pessoal

Para manterem suas "bibliotecas de Alexandria" organizadas:

LIBIB



Pronunciado luh-bib (ləbib) ou "abrasileirado" libibe, a pronúncia é o menos importante, o aplicativo Libib é um recomendado organizador/catalogador de bibliotecas.
O aplicativo para celulares tem a opção de usar a câmera como leitor de código de barras e funciona muito bem com a maioria dos livros, mesmos livros antigos  e de editoras acadêmicas.
A vantagem do Libib é a sincronia do aplicativo para celular com a versão web possibilitando ser usado não só por "amadores" mas também por detentores de pequenas bibliotecas uma vez que sua versão livre armazena até 100.000 peças. 
O Libib além de poder criar várias bibliotecas em uma conta, pode criar catalogação de games, filmes e cds de música. Posso catalogar todos os jogos físicos do meu PlayStation 4 e toda coleção de  bluray e pesquisar onde quiser.

Claro que nem tudo são flores. Tanto o aplicativo como a versão web não apresentam a língua portuguesa e nem português BR. Alguns livros não são encontrados pelo código de barras, geralmente os mais antigos, e o usuário pode cadastra-los de forma manual apenas com o número ISBN, porém essa modalidade não funciona plenamente pelo aplicativo, já na web é só colocar o número ISBN que o Libib puxa todas as informações e até a foto do livro. Mesmo que o livro seja antigo e não tenha foto puxada ou cadastrada pelo código de barras, apenas pela versão web, pode-se tirar a foto do livro original ou procurar uma foto de um livro igual e carregar no cadastro.
Um ponto negativo foi o cadastro com o código de barras dos blu-ray e jogos. Nenhum dos blurays nacionais foram encontrados pelo código de barras e apenas jogos importados. Ao contrário dos livros, parece que a interação com o banco de dados de filmes e jogos tem algum problema.
Ao entrar em contato o Libib por e-mail  fui respondido prontamente por Justin. Ele relatou que os desenvolvedores não tem muitos recursos para expandir para nosso mercado por isso eles só tem algumas línguas disponíveis. Sobre o código de barras não funcionar em jogos ou blurays ele fala que ainda não tiveram acesso a boas fontes de produtos nacionais (Brasil) e uma vez que eles encontrem irão integrar.
          "As of now we have no good resources for Brazilian products. Once we find some, we will definitely get them integrated."
Em se tratando de livros e biblioteca, que é o que realmente interessa aqui, o Libib é muito recomendado. Vale lembrar que o Libib tem uma versão paga "PRO", com mais recursos e ajuda a manter o aplicativo atualizado e gratuito.
www.libib.com/

Replicado do Blog hardcoverbr.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário